Naviraí fecha semestre em 2º na geração de emprego em MS

Postada por: Andrey Vieira | Data 16/09/2011 | Imprimir
Naviraí está em segundo lugar no Estado na Geração de novas vagas de trabalho (Foto: Divulgação)


O Município de Naviraí voltou a figurar no topo, entre municípios do Estado, em termos de desempenho nas contratações no primeiro semestre do ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que o município voltou a superar cidades maiores como Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã.


Do total de 29 mil novas vagas a maior parte ficou no interior. Nova Andradina foi a 1ª colocada com saldo de 1.218 vagas, um crescimento de 17,5 % em relação ao primeiro semestre de 2010. A segunda com maior aumento foi Naviraí, apresentando crescimento de 12,70% e um saldo de 1.172 postos de trabalho. Três Lagoas ficou em terceiro com 8% de crescimento em relação ao 1º semestre do ano passado.


Para economistas os números revelam a força do interior de Mato Grosso do Sul. Para Fábio Castilho, os incentivos oferecidos pelo poder público foram fundamentais para a manutenção de investimentos nas cidades. “Isso tem garantido o crescimento de cidades como Nova Andradina, Navirai e Três lagoas principalmente” disse a TV Morena, ao enumerar que esses municípios sempre estiveram no topo nas pesquisas realizadas nos últimos anos.


Em Naviraí, a notícia mais uma vez foi recebida com satisfação pelas autoridades. O Prefeito Zelmo de Brida ressalta que o desempenho é resultado dos investimentos feitos ao longo dos anos, sobretudo no setor do agronegócio. “Essas noticias positivas sobre a cidade são sempre bem vindas” diz, ao ressaltar que elas precisam ser absorvidas e propagadas, também por aqueles pessimistas que muitas vezes só enxergam os problemas nas cidades em que moram.


Criado pela Lei federal, o CAGED tem função acompanhar e fiscalizar o processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. Mensalmente, as empresas informam ao MTE, pela internet, dados individualizados sobre os trabalhadores que admitiram ou desligaram no mês anterior.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br